quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Navegar é preciso

Ano eleitoral e novamente vem a tona as mesmas velhas questões que afligem os moradores de uma grande metrópole como São Paulo.

Temas como trânsito, poluição, saúde e habitação são os mais lembrados. Mas particularmente uma questão me preocupa tanto ou mais que as outras: o Rio Tietê.

Embora o governo do estado tenha feito ao longo do últimos anos um bom trabalho para urbanização do trecho que compete à capital paulista, o grande feito, que seria a despoluição do rio, não é um assunto que as autoridades abordam.

Seria utopia? Algo que nunca acontecerá, independente de quem esteja no comando da cidade?

Lembro-me ainda pequeno de ouvir belas histórias contadas por meu pai, que aos 18 anos desembarcava na "selva de pedra", vindo do interior de Pernambuco. Contava-me com grande entusiasmo o tempo em que foi funcionário do Clube de Regatas Tietê (ainda existe às margens do rio, mas abandonou suas atividades naúticas) e como adorava ajudar o pessoal do remo.

Um Tietê navegável. Como seria a cidade se nos dias de hoje tal façanha fosse possível?

Seria uma alternativa a mais resolver o problema do caótico trânsito da cidade, sem contar os inúmeros benefícios para a população que ganharia uma nova e grande área para seu lazer.

Dados mostram que as pessoas jurídicas são as maiores responsáveis pelo rio morto que cruza a cidade, embora boa parte do lixo existente também seja proveniente do lixo doméstico.

A questão da conscientização da população quanto à necessidade em respeitar o ambiente é algo muito complexo, pois mesmo aqueles com nível universitário não se dá conta do mal que causa ao abandonar seu lixo sob a pia do banheiro na faculdade onde estuda, ou atirar seu papel pela janela de seu carro.

Meu pai foi um sonhador, mas pela pouca instrução não colocou em prática quase nada daquilo que aprendeu ao longo de seus 72 anos de vida.

Deu ao mundo um filho idealista que jurou usar o dom da palavra para tentar mudar o mundo a sua volta, ainda que seus ideais sejam também utópicos.

Um Tietê limpo pode parecer um sonho. Mas lutarei para que este sonho um dia se torne realidade, mesmo que eu não possa vivê-la.
.
Por Carlos Fabiano de Souza

CENTROS EXCLUSIVOS PARA HOMENS

O câncer de próstata já mata mais que o de colo de útero. Iniciativa conjunta entre governo e sociedades médicas possibilitará atendimento focado no homem.

Como já ocorre em relação à mulher, à criança e ao idoso, o Brasil passará a ter, ainda neste ano, uma política específica para a saúde do homem. O assunto está sendo conduzido pelo governo federal em parceria com as secretarias de saúde dos Estados e com as sociedades médicas de urologia e de cardiologia.

A linha geral da política já está pronta e será submetida à consulta pública. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve dar sua posição a respeito do tema, ainda em setembro. Até o final do ano serão abertos 13 centros de referência exclusivos para atender o público masculino: Rio de Janeiro (um centro), Salvador (5), Brasília (5), Campinas-SP (1) e Bauru-SP (1).

O responsável pelo projeto, Ricardo Cavalcanti, coordenador nacional da saúde do homem do Ministério da Saúde, informa que o País começa a migrar de um modelo sem centros exclusivos para atendimento ao homem para um modelo com centros de referência. "O homem foi esquecido durante muitos anos e não poderia, pois ele é imprescindível para a produtividade nacional. Se a saúde dele for bem, a saúde econômica do País também irá", afirma. Os centros de referência farão parte do SUS (Sistema Único de Saúde) e serão coordenados pelos envolvidos no projeto.

À medida que os centros forem abertos, a expectativa é que o diagnóstico precoce aumente e as mortes por câncer de próstata e doenças do coração diminuam. No Brasil, o câncer de próstata mata mais que o câncer de colo de útero. Em 2000, o País havia detectado 750 mil novos casos de câncer de próstata. No ano passado, esse número subiu para 4,5 milhões. A variação foi de 502%. A principal causa das mortes é o diagnóstico tardio da doença.
Homens de 25 a 59 anos sofrem especialmente de doenças cardiológicas e do aparelho genito-urinário, como hipertrofia benigna da próstata, tumores malignos da próstata e disfunções sexuais e ainda tem homens que se recusam a fazer o exame em razão do machismo. Machismo inútil!
Para reduzir o número de mortes por essas doenças, Cavalcanti explica que a política nacional da saúde do homem será composta por ações estratégicas, práticas e uniformes em todo o País. Apesar das linhas gerais, ela não deverá deixar de contemplar as particularidades de cada região. "No Norte-Nordeste, em especial no Maranhão, o câncer de pênis é muito freqüente, enquanto que em São Paulo a maior incidência registrada é a do câncer de próstata", explica Cavalcanti.

Por Roger Canutto
Fonte Ministério da Saúde

terça-feira, 2 de setembro de 2008

COM "CARA" DE HOLLYWOOD

Tratamento de estrelas de cinema chega ao Brasil

O TitanT, também conhecido como "Oscar Plastic" e utilizado por famosas como Sandra Bullock (44) e Oprah Winfrey (54) antes das festas, tem seu efeito real comprovado por vários estudos científicos. Chega ao Brasil, o tratamento revolucionário que rejuvenesce a pele sem dor e sem cirurgia. O equipamento chama-se TitanT e utiliza luz infravermelha para aquecer a derme bem abaixo da superfície da pele. Este aquecimento causa uma contração imediata do colágeno resultando em uma pele mais firme e sem flacidez. Durante o procedimento, a superfície da pele (epiderme) é protegida através de um resfriamento contínuo, o que não causa nenhum tipo de dor, melhor assim, sem sofrimento. Após a aplicação, inicia-se a síntese progressiva de um novo colágeno, proporcionando melhora gradativa na pele flácida, rugas e linhas de expressão.
O TitanT é feito em 3D e pode estirar a pele do rosto, pescoço, braços, glúteos, abdômen e pernas. O aparelho vem sendo utilizado e estudado no mundo todo. Foi adotado para o tratamento de rugas na Europa e para o uso geral em dermatologia no Canadá. Nos EUA foi eleito o melhor equipamento para tratar a flacidez da pele.Alguns pacientes vêem os resultados imediatamente. Para a maioria das pessoas, os resultados surgem gradualmente em um período de três a seis meses, época em que um novo colágeno estará se formando e a pele esticando. Após o procedimento, o paciente pode voltar às atividades normais, pois o tratamento não oferece nenhum efeito colateral.
Sendo assim, podemos deixar essa "cara de maracujá de gaveta" somente para fotos antigas a partir de hoje!
Ouvi falar que já tem fila na recepção de uma clínica nos jardins.

Por Roger Canutto
Fonte Maxpress

domingo, 31 de agosto de 2008

CYRO DEL NERO NA FASM

FASM PROMOVE II ENCONTRO DAS PALAVRAS DA MODA

A FASM, Faculdade Santa Marcelina, realizará entre os dias 02 e 05 de setembro o II Encontro das Palavras da Moda. O evento tem como objetivo contar as experiências de profissionais e de autores nesta área, além de trazer para debate temas que estão em alta no mercado.O Encontro contará com palestras de profissionais de renome, como: Daniella Romanato, Mariana Magtaz, Eleni Kronka, Astrid Façanha e Cyro Del Nero. As palestras serão abertas ao público e com entrada gratuita, no teatro da Faculdade Santa Marcelina, Sala Laura Abrahão, que fica na rua Dr. Emílio Ribas, 89, no bairro de Perdizes.Cronograma:
* 02-09 - 11 h.- Daniella Romanato - "Desenhando Moda com o Corel Draw"
* 03-09 - 19h30 - Mariana Magtaz - "Joalheria Brasileira: do descobrimento ao século XX"
* 04/09 - 19h30- Eleni Kronka e Astrid Façanha - Revista World Fashion
* 05/09 - 11h- Cyro del Nero - "Com ou sem folha de parreira: a curiosa história da moda"
Cyro del Nero é cenógrafo, escritor e professor titular da cadeira de Indumentária Teatral da Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Arte das Universidade de São Paulo (ECA/USP). Foi responsável pelo cenário e pelo figurino de inúmeras montagens teatrais e pela cenografia de eventos em diversos países. É autor do livro Com ou Sem a Folha da Parreira, que aborda a história da Moda.
O MW360Graus estará presente e deixará você leitor informado, o melhor mesmo é nos encontrarmos lá e trocar experiências.
Para isso programe-se:
II Encontro das palavras da moda
Local: Sala Laura Abrahão - Faculdade Santa Marcelina - Campus Perdizes
R. Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes - São Paulo
Telefone: (11) 3824-5800
Data: 02 à 05 de setembro
.
Por Roger Canutto
Foto Agência News Free